Dançar ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro, conclui estudo

file1021298161985

É fato comprovado! Dançar contribui para reverter sinais de envelhecimento do cérebro e ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas do Centro Alemão para Doenças Neurodegenerativas de Magdeburgo, publicada recentemente no periódico científico “Frontiers in Human Neuroscience”, a dança desenvolve o equilíbrio e fortalece a memória.

A análise contou com a participação de 26 voluntários idosos, divididos em dois grupos: uma turma- de 14 participantes e média de idade de 67 anos- ficou envolvida com a dança. O restante- 12 pessoas e idade média de 69 anos- praticaram exercícios aeróbicos de resistência e flexibilidade. As duas modalidades tinham 90 minutos de duração, 2 vezes por semana inicialmente, e depois, semanalmente.

Foram 18 meses de estudo, onde os idosos tiveram rotinas monitoradas de atividades físicas. O resultado mostrou que ambos os grupos apresentaram melhora no funcionamento do hipocampo — região relacionada à doenças, como o Alzheimer. Porém, somente a turma de dança apresentou aumento significativo na melhora do equilíbrio, o que segundo os cientistas, está relacionado aos movimentos dançantes.

“Nós tentamos oferecer aos idosos do grupo de dança uma constante mudança na rotina com diferentes gêneros músicas (jazz, música latina e line dance)”, disse Kathrin Rehfeld, autora do diagnóstico. E complementa: “Passos, movimentos com os braços, formações, velocidade e ritmo eram trocados a cada duas semanas para mantê-los no processo de aprendizado”, explicou. “O aspecto mais desafiador para eles foi lembrar das aulas sob pressão do tempo e sem nenhuma dica do instrutor.”

Então.. que tal se matricular numa escola de dança? Aproveite que o ano novo está chegando. Coloque em prática aquela tradicional frase… “no ano que vem eu começo…”. Dançar trabalha o corpo, ajuda a liberar o estresse, aumenta a autoestima, favorece a criatividade e o raciocínio. Além de ser uma ótima oportunidade de se relacionar e fazer novos amigos. Pense nisso e viva melhor.

Comentários 0 respostas

Suas informações